Uma parte importante da cultura Hip Hop é a ideia de liberdade de apropriação que permeia o movimento. No Rap isso aparece nas mais diferentes formas e para os mais diferentes propósitos: de um lado temos o Thomax, que usa os vocais de artistas proeminentes no underground (como Reef the lost cauze e Vinnie Pax da Army of the Pharaos), CYNE (que não tem nada a ver com a banda cine nacional) e Atmosphere (um dos mais proeminentes artistas do Rap emo), e temos artistas como Cone Crew, Dr. Skuff e Ludacris que usam obras de artistas consagrados como base para suas músicas (respectivamente Nina Simone, Radiohead e Ray Charles).
Por outro lado, é comum em disses (músicas feitas para desmoralizar rivais) o uso de beats do próprio rival. Funciona como uma forma de dizer: "eu posso usar o mesmo material que você e fazer algo melhor". Isso pode ser visto em "super ugly" do Jay Z, uma diss que usa a beat de "got yourself a gun" do NAS.
No nerdcore eu não lembro de ter ouvido alguma obra que usa a apropriação de beat para diss, mas tem dois ótimos exemplos de artistas nas outras áreas.
Primeiro, Ocarina of Rhyme: Ocarina of Rhyme é um projeto parecido com o trabalho do thomax. Trabalhos de artistas famosos como Busta Rhymes, Jay Z e Common em conjunto com as músicas de Legend of Zelda. Se por um lado não apresenta o caráter técnico do trabalho do Thomax, por outro não é um trabalho fácil não poder adaptar a beat às letras e vice-versa (prova disso é uma pequena desync que aparece em algumas músicas como Still Dre).
Segundo, Mega Ran: Mega Ran é um álbum do artista Random que se caracteriza por todas as beats terem sido tiradas de músicas do jogo Mega Man. Com destaque para a faixa "The day the robots took over", que traz uma reflexão interessante sobre como a tecnologia afeta nosso dia a dia de algumas formas prejudiciais (confesso que me identifiquei com algumas situações apresentadas na letra) e apresenta ao menos um quote genial : "tecnology is a tool, but a crutch is too".
Bom, é isso, galeris! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário